Tem dias em que tudo parece demais... o corpo cansa, a mente não para e o mundo parece barulhento demais pra quem só queria um pouco de paz. E é nessas horas que eu encontro refúgio nos doramas - não nos de ação e nem nos que fazem chorar até o fim, mas naqueles que curam devagarinho, como um abraço caloroso.
Aqui, reuni os doramas que realmente me curaram em dias difíceis. Cada um, da sua maneira, me fez desacelerar e respirar de novo para encontrar os eixos e ter ânimo para seguir o próximo dia. Pode ser que talvez eles não mudem sua vida, mas se você assistir no momento certo, pode apostar que vão te acalmar por dentro.
Na maravilhosa ilha de Jeju, um dos cartões postais da Coreia, diferentes histórias se cruzam: pais e filhos tentando se entender, casais recomeçando e pessoas lidando com perdas antigas e traumas da vida. Cada episódio do dorama traz um personagem central vivendo seus próprios dilemas e, no fim, ele mostra que a vida segue e os problemas, por mais difíceis que pareçam, têm solução.
Geu-ru é um jovem no espectro autista que trabalha com o pai limpando os pertences de pessoas falecidas. Depois da morte dele, passa a viver com o tio Sang-gu, um ex-presidiário que nunca soube lidar com o próprio passado. A convivência dos dois revela histórias esquecidas e o peso do luto. É um dorama simples, mas que fala sobre amor e humanidade de um jeito raro.
Cinco médicos que se conhecem desde a faculdade seguem trabalhando juntos no mesmo hospital. Embora o dia a dia da profissão seja exaustivo, eles encontram na amizade e amor em comum pela música a força necessária para continuar. 'Hospital Playlist' me fez rever o conceito de dorama médico e, até então, se tornou minha série conforto.
Dong-hoon, um homem exausto pela vida adulta e pelas responsabilidades, cruza o caminho de Ji-an, uma jovem cheia de dívidas e em repleto sofrimento. Os dois formam uma conexão improvável, sem romance, mas com uma sensibilidade que os ajuda a se apoiar mesmo quando tudo está desabando. Essa série é sobre empatia em sua forma mais pura, e talvez um dos doramas mais lindos já feitos.
Hae-won decide deixar Seul e voltar para o interior depois de uma decepção pessoal. Lá, reencontra Eun-seob, uma pessoa do seu passado que agora dono de uma pequena livraria e alguém que vive com a mesma calma que ela tenta levar para a sua vida. O dorama fala sobre reconciliação e o poder de recomeçar longe do barulho e do caos da cidade grande. Assistí-lo debaixo das cobertas é melhor ainda.
Exausta da cidade e das pressões diárias, Yeo-reum larga tudo e se muda para uma vila à beira-mar. Lá, ela conhece Da-beom, um bibliotecário reservado que vive em seu próprio ritmo, muitas vezes parado até demais. A história é simples, mas lembra que às vezes parar é o passo mais corajoso que podemos dar.
Três irmãos vivem presos a uma rotina monótona e sem propósito até que um homem misterioso começa a trabalhar próximo à casa deles. Aos poucos, ele se torna alguém que muda o vazio e o cansaço que todos carregam, os instigando a correr atrás de seus sonhos. Se você já sentiu essa solidão moderna, essa série inspira a perseguir seus objetivos.